Tuesday, October 07, 2014

RECUAR PARA AVANÇAR?

RECUAR PARA AVANÇAR?

Por : Liliana Peixinho*

Depois de acordar do pesadelo do domingo nas urnas, e encarar a realidade do novo cenário político, pos apuração, penso o seguinte: Marina não se posicionou nas eleições de 2010 e deixou em aberto um capital político de quase 20 millhões de votos. Pontos pra Marina que fortaleceu a horizontalidade da REDE e com o gesto, fortaleceu a liberdade da prática do ativismo autoral, do qual sou adepta e praticante, com muita entrega e trabalho, desde sempre, como jornalista, sem crachá de miídia corporativa. 
Na aliança com Eduardo Campos, PSB, partido tradicional, fora da proposta inicial da Nova Política, houve muita resistência em aliança. Mas a candidatura de Marina Silva à presidência poderia ter sido abortada, dada a situação da REDE como "partido clandestino" . Como exímia praticante da paciência, da prudência e da prevenção, Marina tinha ali, como reserva, no molho, um capital político inovador, potencial espaço de ocupação de sonhos, desejos, mudanças, em um país sedendo do fazer bem feito, em nome do outro, carente, sedento de Justiça, direitos básicos. 
Mesmo diante das resistências internas, Marina Silva e Eduardo Campos, se entenderam tão civilizada e respeitosamente, que nos encantaram com o que chamei de " Pérola Política" num artigo sobre esse casamento programático perfeito, inovador e surpreendente, em cenários da velha e rançosa política fisiologista. 
Agora, pos eleições 5 de outubro, urnas abertas, resultados sacramentados, surpresas engolidas, e novos desafios. "Entre cruz e a espada", pensemos: "Quando os objetivos coletivos precisam enfrentar atos pusilânimes, guerras com armas desiguais, humilhações, mentiras e marketing do faz de conta que faz, para seduzir os bons de alma e coração, é hora do olho no olho, mão à mão, cérebro à cérebro, coração à coração, para ver o que pode unir adversários, em propostas comuns. 
O que está em pauta não é o poder pelo Poder, como enfatiza, sempre, Marina.
O que precisa ser potencializado depois dos 22 milhões de dedinhos digitando o 40, nas urnas eletronicas, é mesmo uma Mudança de qualidade, na forma, no método, e no compromisso, de se fazer alianças políticas em nome dos brasileiros, avalisadores desse processo!
Afora a tortura ideológica de alta pressão, temos ainda que entender que às vezes é preciso mesmo recuar, para avançar. O impulso pode fortalecer o salto que a vida politica do brasileiro estar a desejar, historicamente.
E haja disposição e saúde para trabalho full time, madrugada adentro, em ativismo autoral voluntário.

* Liliana Peixinho - Jornalista, ativista 
Fundadora da RAMA - Rede de Articulação e Mobilização em Comunicação e Meio Ambiente, do  Movimento AMA - Amigos do Meio Ambiente, REAJA - Rede de  Ativismo em Jornalismo Ambiental, MIDIA ORGANICA e CATADORA DE SONHOS.
Colaboradora livre no processo de construção horizontal da REDE, a partir do MMS - Movimento Marina Silva, Sonháticos, Nova Política, REDE e PSB REDE. (Foram muitos os caminhos).
Especialização em Jornalismo Científico e Tecnológico, Pesquisa Acadêmica com foco em Midia e Sustentabilidade - " PROATIVISMO JORNALISTICO SOCIOAMBIENTAL X DISCURSO POLITICO MARKETEIRO INSUSTENTAVEL", Trabalho defendido em 2012, na UFBA - Universidade Federal da Bahia.
Facebook- Liliana Peixinho

No comments: