Sunday, June 07, 2015

AMA NO "VEM, VAI e VOLTA"

O CICLO "VEM , VAI e VOLTA"

A prática da Cultura dos Rs

O slogan da campanha do Movimento Independente AMA- Amigos do Meio Ambiente, sugere, a cada um, praticar a dicas da Agenda Ambiental Doméstica permanente do AMA, rumo ao civilizado: Desperdício Zero.

O que seria lixo, é transformado em arte, em suas diversas formas. E é muito simples, deixe de jogar tudo misturado, no saco da cesta de lixo, e passe a separar, numa caixa de papelão, cada objeto, a ser descartado.
Seja um vidro de perfume, uma embalagem de leite, o pacote do café, a caixa da pizza, o frasco de vidro da azeitona, embalagens de sabonete, pote de sorvete, de material de limpeza, cds arranhados, latinhas de cerveja, uma blusa manchada, rasgada, desbotada, um sapato apertado, um livro já lido e relido, tudo, tudo por ser separado no ciclo completo do AMA: "VAI E VEM".

A prática é diária, a separação é simples: numa caixa de papelão, disponível nos supermercados; e fortalece o ato limpo, contínuo, no caminho dos Rs - Reduzir, Racionalizar, Repartir, Reutilizar, Refazer, Recriar, Reciclar, Revolucionar, comportamentos.

As caixas coletoras são encaminhadas a coletivos de artesãos AMIGOS DO MEIO AMBIENTE, durante as atividades em campo e continua o ciclo dos Rs em trabalhos educativos, disponibilizados para escolas infantis, residências, condomínios, empresas, como estímulo disciplinar à educação ambiental doméstica.

AMA cria CICLO LIXO ZERO
Liliana Peixinho - Jornalista Ativista
O Movimento AMA - Amigos do Meio Ambiente, criado em 1999, está a realizar ações em condomínios para o DESPERDICIO ZERO = LIXO ZERO = AMBIENTE 10
O bloco 37, bairro Saboeiro, Salvador- Bahia, apresenta resultados que começam a brotar bons frutos, em cadeia de uso e descartes limpos de ponta a ponta. A sensibilização é focada em Cultura dos 7 Rs : Racionalizar, Reduzir, Repartir, Reutilizar, Reinventar, Reutilizar, para Revolucionar comportamentos. A proposta é mudar hábitos sujos, em limpos.
Identificamos, apoiamos e incluímos catadores, artesãos, artistas, educadores ambientais, donas de casas proativas, como Agentes Transformadores.
A coleta que o AMA faz, porta a porta, gera saneamento, renda, inclusão comunitária, cidadania e alegria, a quem recebe e transforma.
Nosso sonho, desde1999, é " LIXO ZERO". Achavam loucura! E o mundo mostra que é possível, e necessário. Basta querer e fazer.
Se tudo for separado para descartar, em cuidado, até o orgânico - problema seríssimo em falta de saneamento - vai adubar os "QUINTAIS VERDES"
Nossa meta é educar sensibiizar, na ação do fazer, para subverter o conceito "lixo": algo sujo, misturado, foco de doenças - em civilidade, saúde, onde MENOS consumo, será sempre, MAIS: vida, harmonia, felicidade de verdade!
Entenda o CICLO DESPERDICIO ZERO = LIXO ZERO = AMBIENTE 10
Veja fotos da sequência do ciclo
1 - Com a síndica Vécia Acely, do bloco 37, Saboeiro, Salvador, Bahia. As Caixas Coletaras AMA pegam carona em carro amigo, como o de Nanci Belas para a trilha de exemplo multiplicador. até artesãos e agentes transformadores do bem.
2 - A artista da Galeria de Artes Zel Torres, recebe o material coletado pelo Movimento AMA - Amigos do Meio Ambiente, que, em ação agregadora, do OUTRO NO EU, expõe trabalhos, feitos com arte e compromisso pelo casal Ivan e Diva, da Mosaicos Reciclados, onde turistas e visitantes compram, usam, e decoram ambientes, de forma harmoniosa, sustentável, de fato, ao ajudar, incluir, valorizar a produção da comunidade local.
3 - Sabe aquelas Caixinhas de leite, sucos... embalagens de material de limpeza, caixas de papelão de produtos diversos" Então, cada morador separa os seus resíduos, de forma limpa e educada, e ao sair para a rua, dá uma paradinha na porta do 201 e deixa a Caixa AMA Coleta ou a Sacola AMA, no trinco e o que seria: "lixo", se transforma em "arte", renda, inclusão, saneamento, civilidade, vitrine para o mundo. Um exemplo é a Galeria de Artes Zel Torres, na Comunidade de Arembepe, Litoral Norte da Bahia.
4 - E aqueles vasos de produtos de limpeza?. Como danificam os rios, mares e florestas, Brasil afora. Mas, cortados em pequeninos pedaços e montados em mosaicos, viram quadros lindos, com resgate de culturas tradicionais: Quilombolas, pescadores, marisqueiras, muito presentes na Bahia. Povos que na zona rural, recebem do AMA vasilhames de coleta de óleo de cozinha, que não foi ralo abaixo poluir a água tratada e vira sabão, em mãos cuidadosas como as da família de Seu Arnou, lá na comunidade de Umburana, Bahia Sertão Adentro.
5- E aquela madeiras de demolição? É totalmente reaproveitada em arte útil e decorativa, colorindo e alegrando a casa, o trabalho, a escola.
6 - E como o Brasil consume muito cerveja, refrigerante, sucos e tais o que fazer com tanta ( aff) latinhas?. O Luiz Cerqueira mostra o que ele faz. Usa como base de parede para Moradia Sustentável na Comunidade Alternativa Aldeia de Arembepe., Litoral Norte da Bahia.
" Uso 10% de cimento e o restante, de areia, Liliana, " diz o artista plástico Luis Cerqueira, do Studio 44. Luis também usa material que o mar rejeita nas areias das praias. Todas as manhãs, depois de sua corrida na Praia de Arembepe e do seu banho de mar, Lula volta ao Studio 44, cheio de resíduos, rejeitados pelas águas de mares até distantes da Bahia, do Brasil E ele Reutiliza tudo, em "Arte Protesto".
7 - Olha ai Banheiro Sustentável, ao ar livre, no Studio 44- do Artista Luis Cerqueira. Fica no Paraíso Ecológico Aldeia de Arembepe -Litoral Norte da Bahia.
8 - E como cimentar todo o quintal é bizarro, criminoso mesmo, olha o herbário do bloco 37, adubado organicamente, e com diversas plantas como: erva cidreira, capim santo, hortelâs: graúdo e miúdo, alumã, boldo, entre outras fontes de combate a problemas de saúde.
9 -Observe o cuidado de dona Maria Amélia - 84 anos, que ama plantar e colher flores, folhas e frutos - separando folhinha por folhinha, da colheita que o AMA realiza no bloco 37, e leva pra ela fazer seus chazinhos orgânicos.
10 - E para celebrar com quem leu e entendeu tudo, é hora de ferver o chá e brindar a Vida- em construção diária de ciclos limpos, saudáveis e harmoniosos - com a matriz Mãe Natureza!







Segundo a jornalista Liliana Peixinho, fundadora e coordenadora do AMA, a idéia é fortalecer ações individuais no coletivo social de empresas, instituições, Ongs, faculdades e governo, para o consumo consciente, sustentável, harmonioso, contra o desperdício e a favor de ações preventivas, de saneamento, em cadeias produtivas, de consumo e descarte, para um Brasil Limpo.

Como se faz:

A cada 30 dias recolhemos, encaminhamos e circulamos o caminho limpo, de resíduos secos, em condomínio, escolas, coletivos de trabalhadores, alimentando o ciclo: " VEM, VAI e VOLTA", em pegadas limas de Uso e Reuso.

As artesãos recebem as caixas, separa por tipo de material a ser usado nos trabalhos de educação ambiental, escolar e doméstico e depois de trabalhado, ajudamos a divulgar os trabalhos.

As escolas, residências, condomínios e empresas recebem o material, expõe ao coletivo, participa de oficinas, rodas de diálogos e experiências criativas.

O trabalho interativo estimula, também, o Aproveitamento Integral de Alimentos, com resíduo zero do aproveitável e o descarte o mínimo como nutridor da terra para quintas e varandas verdes.

Como Movimento trabalhamos em colaboração coletiva e os recursos para deslocamento, oficinas, exposições e vivências locais, dependem da colaboração de cada residência, condomínio, escola, empresa

O sonho/meta inicial do Programa AGENDA AMBIENTAL DOMÉSTICA é reduzir á metade, no período inicial de um ano, o volume de resíduos não aproveitados de forma inteligente, e que se transformam em lixo, através das ações diárias do ' VAI, VEM, e VOLTA".
E alimentar o ciclo prático da Cultura dos Rs, reduzindo, no mínimo á metade, o hábito nocivo e sujo de se misturar tudo, dentro da própria casa/escola/empresa.

E vamos, juntos, sem pressa seja e com consciência limpa, prazerosa, trilhar atos para o grande sonho de UM BRASIL LIMPO.

No comments: