Wednesday, February 19, 2014

08/03/2013 19:19:56

As guerreiras do sertão

Liliana Peixinho, especial para o Mercado Ético
Fotos: Liliana Peixinho
Hoje (8), em um programa de TV, escritora Fernanda Young disse que “a mulher não dorme, ela dá um tempo”. E ousou acrescentando ainda que “a mulher moderna é aquela se permite ser um pouco relapsa”.
Depois de 63 dias dirigindo sertão adentro, vi de perto mulheres que não se dão o direito de serem relapsas. Como se dar a esse luxo sem que, para isso, tenham que fazer de conta que não vêem, sentem nem ouvem as necessidades de seus filhos? Como ser relapsa vendo o companheiro desempregado, o rio seco, a plantação morta e os bichos caindo de fome? Geralmente dependem delas uma família inteira, numerosa. Precisam dar de comer e vestir, cuidar da saúde dos seus em ambientes de muita carência.
Vi mulheres em filas – avós, mães, filhas, netas, sobrinhas -, com latas na cabeça, andando léguas, debaixo de um sol escaldante, à procura de água. Ou com bacias cheias de roupas, procurando um poço para lavá-las. Vi mulheres andando nas estradas, quilômetros e quilômetros, para comprar e carregar suas feiras com feijão, farinha, arroz, e comida que se plantava na roça, mas que agora, por causa da seca, não produz mais.
Mesmo diante de cenários desafiadores, as mulheres resistem ao flagelo da seca. Elas criam, transformam, improvisam, inventam, tentam, conseguem e enfrentam as dores perdas e dificuldades. A capacidade de trabalho da nordestina chega a indignar de tanta abnegação. Depois de tanto correr, lutar, desafiar, entregar-se inteira na criação de filhos, sobrinhos, netos e vizinhos, a guerreira ainda não se permite dizer não.
Leia Também
(Mercado Ético)
Share

COMENTÁRIOS

José Carlos Costa10/03/2013 às 19:23
Esta matéria tem que ser levada para a televisão para forçar a presidente e os políticos a tomarem vergonha na cara e agirem em prol desse povo!!!
Até quando vamos permitir??
Christina Carvalho Pinto13/10/2013 às 13:57
Liliana, o coração da gente seca e dói ao ler sua impressionante série de reportagens sobre a situação do nordestino e o cinismo dos governantes. Para mim, um dos perigos mais importantes que você traz à luz e desmascara é essa linguagem estética e beirando a literatura que costuma prevalecer nas reportagens sobre o Nordeste, anestesiando o olhar das audiências. Você nos coloca dentro da cena verdadeira, com grande humanidade. Todos os parabéns! Com admiração ao seu trabalho e vergonha de ser brasileira nesta pseudodemocracia,
Christina.
Liliana Peixinho14/10/2013 às 17:36
Cara Christina Carvalho Pinto
Tremendo aqui, de emoção, com seu comentário. Obrigada mesmo Christina, importante saber que a vozes tem escuta. E o que tentamos fazer é isso. Valeu cada quilômetro rodado, cada pessoa que cruzei nos caminhos e mais ainda, poder voltar e dar retornos. Na fé e coragem, sempre. Valeu!
Liliana Peixinho14/10/2013 às 17:39
Valeu José Carlos Costa
Pois é, a demanda é histórica e reprimida. Os desafios continuam na pauta. Que bom que temos parceiros como vc.
Sds harmoniosas
Liliana Peixinho

No comments: